• APDT

Com dose extra de esperança caminhamos para um ano melhor

Por Regina Duarte, 23/12/2020


Cara amiga, caro amigo,


O ano de 2020 chega ao fim.

No campo profissional, pelo menos para mim, pouco mudou. Apenas o local de trabalho. Ah! O trabalho aumentou consideravelmente.

Em termos pessoais, tornou-se necessária uma dose extra de esperança.


Sim, porque as restrições de locomoção a que nos submetemos nos impediu de muita coisa. É incrível, mas, comunicarmo-nos com as pessoas de forma presencial é muito mais prazeroso. Olhar no olho, abraçar...Que delícia é um abraço fraterno e carinhoso.


Na nossa Academia, os que participaram de nossos eventos on line podem confirmar o sucesso dos encontros. Conseguimos uma verdadeira proeza, senão a de discutir o mesmo tema quatro vezes, cujo matiz floriu o jardim de nossas almas. Foi o que conseguimos fazer.


No início de 2020, hão de se recordar do que escrevi sobre olharmos no espelho com coragem. Fiz a lição e constatei que, neste triste ano, de um lado, muita solidariedade nos marcou. De outro, no entanto, a vaidade, ineficiência, ignorância e diria até a maldade encarnaram muitos seres ditos humanos.

Não nos abatemos! Acreditamos no valor individual. Cremos na união de esforços e em cada um.


Podemos, sim, trilhar uma via que leve nosso País a sair da vala dos países em desenvolvimento (“em desenvolvimento” desde a minha infância) para ladear outros, já muito mais avançados, mormente no respeito a direitos universais, que precisam se estender a todos os povos e nações, independente de classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político.


Olhar no espelho novamente, com coragem, enxergando agora no final de 2020 a verdade e reconhecendo nossos equívocos é um bom começo desse caminho na direção de 2021.


Coragem, olhem no espelho de novo!

Daria para melhorarmos algo? Fica a pergunta.


Feliz Natal! Ótimo 2021!



____________________

Regina Duarte é Presidente da Academia Paulista de Direito do Trabalho (APDT) e Desembargadora Federal do Trabalho.

________________________

Os artigos assinados e notícias reproduzidas com respectivas fontes não representam posições da Academia Paulista de Direito do Trabalho, refletindo a diversidade de visões relevantes abrangidas pelo tema e pela APDT.

27 visualizações

____________

Os artigos assinados e notícias reproduzidas com respectivas fontes não representam posições da Academia Paulista de Direito do Trabalho, refletindo a diversidade de visões relevantes abrangidas pelo tema e pela APDT.