• APDT

Nota de Falecimento do Professor Cássio de Mesquita Barros Júnior

É com extremo pesar que a Academia Paulista de Direito do Trabalho informa o falecimento (17/06) do professor Cássio de Mesquita Barros Júnior. O velório acontece neste sábado (18/06), a partir das 08h00, no Funeral Home, na rua São Carlos do Pinhal, 376, São Paulo. O sepultamento será, às 14h, no Cemitério São Paulo, que fica na rua Cardeal Arcoverde, 1.250.

Barros Júnior era professor titular da Faculdade de Direito da USP e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi membro do Comitê de Peritos da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Em algumas de suas últimas entrevistas costumava dizer que o país vivia diante de uma nova etapa na história do Direito do Trabalho no Brasil. E defendia que a solução para os conflitos trabalhistas não seria encontrada nas leis, “mas no aperfeiçoamento dos processos de negociação, no encontro livre, no encontro seguro de empregados e empregadores”.

Em depoimento ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em 2016, o docente destacou um pouco de sua paixão pela área. “Comecei a ver a Justiça do Trabalho quando estava no terceiro ano da Faculdade. Fui fazer estágio e ali fiquei. E minha vinculação nunca mais se separou da Justiça do Trabalho”, afirmou, destacando o início de sua história profissional, no escritório de seus tios, fundado em 1936.




21 visualizações

____________

Os artigos assinados e notícias reproduzidas com respectivas fontes não representam posições da Academia Paulista de Direito do Trabalho, refletindo a diversidade de visões relevantes abrangidas pelo tema e pela APDT.