Acadêmicos & Patronos

Gilda Figueiredo Ferraz
de Andrade

– A advogada Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade, sócia-fundadora do Escritório Figueiredo Ferraz Advocacia, possui inúmeras comendas, diplomas e honrarias concedidas por entidades de classe, como a OAB-SP e Subsecções e AASP.
– Tanto trabalho e reconhecimento fazem do Figueiredo Ferraz Advocacia escritório referência em questões trabalhistas na cidade de São Paulo.

– Conselheira seccional eleita da OAB-SP e Árbitra permanente da Corte Internacional de Arbitragem (CCI) em Paris.

– Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas, ocupando a cadeira da patrona Profª. Drª. Esther de Figueiredo Ferraz

– Conselheira titular do Conselho Superior de Altos Estudos Jurídicos (Conjur) da Fiesp, indicada por Paulo Skaf, desde 2009.
– Reconhecida pelo mercado e admirada pelos clientes; com um extenso currículo e experiência incontestável, Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade recebeu por quatro anos consecutivos o notório

gilda figueiredo ferraz de andrade.jpg

Cadeira nº 15

Patrono: Marcos Schwartsman

reconhecimento da publicação inglesa PLCWich Lawyer como Advogada altamente recomendável, sendo convidada pela publicação para elaborar um capítulo especial sobre a legislação trabalhista brasileira em sua edição, além de ter sido a responsável em traduzir a legislação trabalhista brasileira em língua inglesa.

Por dois anos seguidos, esteve presente no Anuário Análise Advocacia entre os advogados mais admirados do mercado.
– O Escritório também foi citado na revista Anuário da Justiça, editada pelo site especializado Consultor Jurídico, como altamente especializado em Direito do Trabalho.
– Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade recebeu da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP), em votação unânime, o 1º Prêmio Drª. Ritsuko Tomioka. O Prêmio foi atribuído em memória da advogada que lhe empresta o nome, a primeira mulher de ascendência oriental a atuar na área trabalhista no Brasil. Foi um das figuras mais importantes da Fundação da Escola Superior de Advocacia.

Registros Profissionais

– Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção de São Paulo – nº 67.415

– Associação dos Advogados de São Paulo – nº 13.265

– Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Formação Acadêmica
– Graduação na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) – Largo de São Francisco (1981).
– Especialização em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da USP - (1989).
– Concluiu os créditos do mestrado (sem apresentar dissertação) na área de concentração de Direito do Trabalho tendo como Professor Orientador o Dr. Octávio Bueno Magano, da Faculdade de Direito da USP.


Diplomas e certificados
– Diploma de francês obtido no Liceu Francês de Annemasse, título; “Mention très Honorable”.
– Certificado de Estudos em língua francesa emitido pela École Française Valmont - Laussane, Suíça
Diploma de inglês “Lower Cambridge”.
– Curso de “Exports”, ministrado pela Universidade de Londres, Birkbeck College, Janeiro de 1979.


Bancas Examinadoras que integrou indicada pela OAB-SP
– Integrante da Comissão de Exame para a Banca examinadora da prova oral de inúmeros “Concursos de Ingresso à Magistratura do Trabalho” nos Egrégios Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª região e da 15ª Região, indicada pela Ordem dos Advogados do Brasil- Seção São Paulo.
– Banca examinadora da prova oral nos "Concursos de Ingresso à Magistratura do Trabalho" do TRT da 15a Região em Campinas nos anos de 1996, 1997, 1998, 2001, 2003, 2004, 2005, 2013 e 2014.
– Examinadora da Comissão de Exame da OAB-SP, área trabalhista.


Comissões e Conselhos
– Conselheira seccional eleita da Ordem dos Advogados do Brasil – Secional de São Paulo (OAB-SP) para os triênios 1995/1997, 2001/2003, 2010/2012, 2013/2015 e 2016/2018.
– Conselheira da 1ª. Turma Julgadora do Conselho de Prerrogativas da OAB-SP desde 2011.
– Conselheira Titular indicada pelo Presidente Paulo Skaf, da Fiesp, a integrar o Conjur/Fiesp – Conselho Superior de Altos Estudos Jurídicos, desde 2009. Reeleita para o quinto mandato.
– Conselheira titular indicada pelo Presidente Paulo Skaf, da CORT – Conselho de Relações do Trabalho reeleita para o terceiro mandato.
– Foi membro titular e Diretora do E. Conselho Deliberativo e Consultivo do Museu de Artes de São Paulo ( MASP), eleita em 2013. Conselheira eleita em 2.009 e reeleita para o segundo mandato.
– Assessora do IASP designada pela Presidente, Profa. Dra. Ivette Senise Ferreira para assessoramento em questões referentes à área trabalhista como Cursos, Seminários, Simpósios e demais eventos da Escola de Advocacia do IASP, durante a gestão da Prof.ª Dra. Ivette Senise Ferreira.
– Integra a Academia Paulista de Letras Jurídicas, na cadeira nº 75 cuja patrona é a Profª. Drª. Esther de Figueiredo Ferraz.
– Membro eleito do Egrégio Conselho Deliberativo do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE de São Paulo, 2º mandato.
– No período 2014/2015 foi eleita na Aliança Francesa Conselheira Titular e, atualmente, ocupa o cargo de Vice-Presidente, também eleita, da Aliança Francesa de São Paulo.
– Conselheira da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AAT-SP), eleita para o biênio 2015/2016.
– Em 2014, integrou a Delegação da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (ABRAAT) para a 103ª Assembleia Anual da Organização Internacional do Trabalho.
– Em 2016, integrou a Delegação da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (ABRAAT) e representou, a convite, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB-SP), a Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AASP) para a 105ª Assembleia Anual da Organização Internacional do Trabalho.
– Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr
– Membro do CESA - Centro de Estudos de Sociedade de Advogados.

Contato: gilda.figueiredo@apdt.com.br