• APDT

Direito do Trabalho e da Seguridade Social

Revista do departamento da Faculdade de Direito da USP


A mais recente edição da revista científica do Departamento de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da USP está disponível. A publicação, com tradução para o inglês, amplia as discussões acerca das principais mudanças no mercado de trabalho em momentos nos quais o mundo do trabalho experimenta mudanças profundas, a reboque de inovações tecnológicas sem precedentes (tendo à frente o modelo da chamada “indústria 4.0”), de oscilações demográficas, dos nacionalismos recrudescentes, dos riscos climáticos e da própria marcha da globalização econômica, que segue insinuando novas polarizações (EUA vs. China), conforme descreve seu texto de apresentação. Na realidade brasileira, entre artigos, as ilustrações dos gráficos demonstram estatísticas do IBBGE, como taxa de desocupação, admissão de aprendizes, distribuição das pessoas de 25 anos ou mais, conforme o nível de instrução, por sexo e cor ou raça. Também está no escopo a (in)Constitucionalidade do legislado sobre o negociados e a superexploração da mão de obra jovem. Na questão infantil está ainda o trabalho análogo à escravo em uma situação entrelaçada com o direito de família. São crianças adotadas, que acabam sendo escravizadas dentro de suas próprias casas.

Entram na discussão várias alterações trazidas pela Reforma Trabalhista, implementada num contexto de grave crise econômica e política; bem como as relações ambientais e a proteção institucional dos trabalhadores no âmbito do comércio e muitas outras questões advindas nestes 100 anos da Organização Internacional do Trabalho.

Por fim, a revista chama para o recebimento de novos artigos, cuja submissão pode ser feita até 31 de julho deste ano (informações pelo e-mail dtb@usp.br.

Confira a publicação: https://cutt.ly/XvbPMoI

33 visualizações

____________

Os artigos assinados e notícias reproduzidas com respectivas fontes não representam posições da Academia Paulista de Direito do Trabalho, refletindo a diversidade de visões relevantes abrangidas pelo tema e pela APDT.